Rotas e Dicas - Turismo

Sejam bem - vindos, ao Blog Rotas e dicas. Este espaço é destinado a todos aqueles interessados no segmento turístico. Com abordagem, nas seguintes áreas: geografia turística, história, marketing, eventos, roteiros, dicas e informações. Navegue e compartilhe conosco a sua rota.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Parque Natural Municipal da Catacumba

Chácara da Catacumba
O Parque foi criado em 1979 com a remoção de uma favela que ocupava a encosta. Dentro Parque, é possível apreciar as esculturas que dá todo charme a beleza natural em harmonia com a flora e fauna, além de possuir o Mirante do Sacopã, proporcionando uma vista deslumbrante.
Segue um pouco da história:
Conta a lenda que, antes da chegada dos europeus, os índios enterravam seus mortos nessa encosta de morro. Por isso, nessa época, teria sido dado o nome de Chácara da Catacumba à propriedade aqui existente. A região da Lagoa fazia parte da Sesmaria da cidade, criada pelos portugueses após estabelecerem no Rio de Janeiro. Nela se construiu, em 1576, a mando do Rei de Portugal um engenho de cana-de-açúcar, o Engenho D’El Rei, que ficava onde atualmente está o Jardim Botânico.
Parte da produção agrícola de Copacabana, Lagoa e Ipanema eram levadas em lombo de mulas pelo caminho que então ligava a região à Botafogo. Esse caminho passava pela chácara da Catacumba, subindo o Morro do Sacopã e descendo a Rua Fonte da Saudade de onde continuava, passando pelo Humaitá, Botafogo e Flamengo até chegar à cidade propriamente dita, o atual Centro.
O caminho era também usado pelos que queriam chegar a Ipanema ou Copacabana. Do Humaitá pegava-se o Caminho da Saudade, que percorria a margem da Lagoa até a ponta do Pires (atual Curva do Calombo) onde a trilha acabava bloqueada por grandes pedras. Os caminhantes eram então obrigados a subir o Morro Sacopã para em seguida descer, através da Chácara da Catacumba, até novamente atingir a Lagoa. Pelas areias caminhavam até a Praia Funda, de onde pegavam o caminho dos caniços, que atravessava a garganta do Cantagalo, levando a Copacabana.