Rotas e Dicas - Turismo

Sejam bem - vindos, ao Blog Rotas e dicas. Este espaço é destinado a todos aqueles interessados no segmento turístico. Com abordagem, nas seguintes áreas: geografia turística, história, marketing, eventos, roteiros, dicas e informações. Navegue e compartilhe conosco a sua rota.

sábado, 7 de maio de 2011

História de Mendes - RJ



                   MENDES 


 A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro. O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graças à constante circulação de tropeiros.

A ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes. A fazenda cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café, provocando a vinda da ferrovia para a região.


No entanto, é com a inauguração da iluminação elétrica, em 1912, que o município demonstra um potencial para o desenvolvimento. Desta forma, a região vivenciou duas fases distintas de desenvolvimento: a primeira ligada ao cultivo do café, no século XIX, e a segunda, no século XX, com a implantação das indústrias.
                     
O pequeno e aconchegante município de Mendes esta localizado na região centro sul do estado junto a Serra do Mar. É uma ótima opção para quem busca paz e tranqüilidade, em um local agradável com ar puríssimo, sendo o quarto melhor clima do mundo, cuja temperatura gira em torno dos 18 graus.  

  Estação Ferroviária

 O prédio da Estação Ferroviária, inaugurado em 1911, é apontado como a imagem mais significativa de Mendes, pois foi construído para atender à grande demanda das indústrias locais que estavam em intensa atividade. Todo construído em pinho de riga, sua edificação representa o que houve de mais belo e bom gosto de outrora.

                                                                                                                                                                                                                                                            Por Fábio Torres
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário