Rotas e Dicas - Turismo

Sejam bem - vindos, ao Blog Rotas e dicas. Este espaço é destinado a todos aqueles interessados no segmento turístico. Com abordagem, nas seguintes áreas: geografia turística, história, marketing, eventos, roteiros, dicas e informações. Navegue e compartilhe conosco a sua rota.

sábado, 23 de julho de 2011

Um Pouco da História dos Morros da Urca e Pão de Açúcar

Nesta postagem vamos falar sobre o complexo Pão de Açúcar e Morro da Urca, constitui no principal centro de escalada do país e um destaque entre os centros de escalada em área urbana do mundo. Em especial o morro da Urca, que possui uma trilha que exige muita atenção, disposição e habilidade, a trilha é íngreme, no entanto vale à pena, pois o visual é compensador, deslumbrante!! A trilha leva entorno de 30 minutos de subida e descida.
>>>DICAS
Levar grupo com no máximo 5 pessoas; Levar garrafa de água e barra de cereal (se preferir);
Não é aconselhável fazer a trilha se estiver chovendo, derrapa muito, torna-se perigosa;
A trilha deve se feita em silêncio, pois há animais silvestres, e falar alto pode assustá-los.
Levar um saco plástico para colocar o lixo produzido;
Procurar fazer a trilha com guia especializado ou com pessoas que conhece o acesso.

>>>UM POUCO DA HISTORIA DOS MORROS

Descoberto em 1502 pelo navegador português André Gonçalves, sua primeira referencia descrita, ocorreu em 09 de julho de 1565, pelo Padre Jose de Anchieta ao narrar a fundação da Cidade por Estácio de Sá. A futura cidade do Rio de Janeiro foi instalada inicialmente na área entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar.

Há várias versões históricas a respeito da origem do nome pão de açúcar, a denominação Pau-nh-açuquã, que significa morro alto, pontudo e isolado, é atribuída aos índios Tamoios que habitavam do outro lado da Baía de Guanabara.

Também há semelhança com antigas formas em formato cônico, onde os portugueses transportavam blocos de açúcar do Brasil para Europa. Chamado pão de açúcar.

Ficaram mais famosos ainda, a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean Baptiste Deret que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do local.

>>>A PISTA CLAUDIO COUTINHO
Localizada na extremidade leste do Monumento, a pista leva o nome do ex-treinador da seleção brasileira de futebol. Coutinho chegou ao posto de capitão de artilharia, e seu gosto pelo esporte o levou a se formar pela Escola de Educação Física do Exercito.

O local, que também é conhecido como Costão ou Caminho do Bem-Te-Vi, foi aberto aos visitantes pelo exercito no final dos anos 80.

Trata-se da primeira unidade de conservação desta categoria criada na cidade do Rio de Janeiro. O Complexo Pão de Açúcar, Morros da Urca e da Babilônia se constitui no principal centro de escalada do país e um destaque entre os centros de escalada em área urbana do mundo.

O Pão de Açúcar é reconhecido como um dos principais sítios geológicos mundiais.

Área total do Monumento Natural 91,5ha

Altura do Morro da Urca 230m

By Ana Paula Corrêa>>> contribuição Jorge Félix ( 16/07/2011)
                                       
Entrada da Pista Claudio Coutinho
                                 
                                        Acesso a estação do Bondinho morro da Urca
                                                       Trilha Morro da Urca
                                                Escalada no Morro da Urca
                                                    Vista - Praia Vermelha
                                            Exposição dos bondes- Pão de Açúcar

                                                 Visual do Morro da Urca

acesso a trilha do Morro da Urca

Nenhum comentário:

Postar um comentário