Rotas e Dicas - Turismo

Sejam bem - vindos, ao Blog Rotas e dicas. Este espaço é destinado a todos aqueles interessados no segmento turístico. Com abordagem, nas seguintes áreas: geografia turística, história, marketing, eventos, roteiros, dicas e informações. Navegue e compartilhe conosco a sua rota.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Subúrbio e as suas Ferrovias


O subúrbio carioca está associado aos trens e seus ambulantes; às ruas simples com muitas casas; pipas no céu; jogo de bola de gude; futebol na rua; moradores conversando na calçada, se reunindo em bares ou fazendo um batuque.
     Embora a palavra subúrbio signifique “em torno da cidade”. Na prática o cenário apresenta  um local moderno, com opções de entretenimento e vasto comércio, contrastando com o romantismo e a simplicidade de outrora. Alguns bairros contam com  belas arquiteturas, monumentos, shoppings, casas de shows, museus, fábricas, estádios esportivos, faculdades, entre outros atrativos.
    A parte que hoje compreende a região, era de propriedades dos Jesuítas, e começou a ser ocupada no século XVII, com os grandes engenhos de açúcar e as criações de gado. Após a expulsão dos religiosos pela corte portuguesa no século XIX, surgiu a agricultura cafeeira impulsionando o transporte ferroviário.
    Ainda na época, o local pouco povoado, foi cortado pela estrada de ferro que partia das estações da Leopoldina (1871) e  Dom Pedro II  (1858), atual Central do Brasil, sendo esta a única em operação nos ramais de passageiros. Ligava em seus primórdios, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, se expandindo em direção ao noroeste e norte do estado, recortando grandes fazendas, surgindo as chácaras, pequenas lavouras e loteamentos. As estações atendidas eram chamadas de suburbana, ficando o seu nome até os dias atuais.
    Essa área rural não conservou muito a sua história, a não ser nos nomes dos bairros, ruas e estações que lembram os antigos proprietários e suas fazendas, como: Engenho Novo, Engenho de  Dentro, Honório Gurgel e Augusto Duque Estrada Meyer (Méier).
    O trem levou progresso, ditou comportamentos sociais, culturais e criou urbanismo. Como por exemplo, o bairro do Méier, que tem a sua fundação em 13 de Maio de 1889, data de surgimento da sua estação férrea. Por essas e outras, andando de trem pelo subúrbio carioca, podemos respirar as diversidades e a memória do Rio de Janeiro.

Fábio Torres  
Professor e Guia de Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário