Rotas e Dicas - Turismo

Sejam bem - vindos, ao Blog Rotas e dicas. Este espaço é destinado a todos aqueles interessados no segmento turístico. Com abordagem, nas seguintes áreas: geografia turística, história, marketing, eventos, roteiros, dicas e informações. Navegue e compartilhe conosco a sua rota.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

>>>> Parque do Flamengo

Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – PQ. DO FLAMENGO
O Parque do Flamengo foi idealizado por Maria Carlota de Macedo Soares, com o  aval governador Carlos  Lacerda, Lota reuniu um grupo de amigos notáveis para dar inicio ao projeto, entre eles o paisagista Roberto Burle Max, os arquitetos  Affonso Eduardo Reydi,Sergio Bernardes e Jorge Moreira.
O Parque foi concebido por uma série de iniciativas que visava solucionar o problema viário do Rio de Janeiro entre a década de 50 e 60. Com as rochas do desmonte do morro de Sto Antonio deu inicio ao aterro. O Parque foi inaugurado em 12 de outubro de 1965 com uma grande festa popular do dia das crianças, na década de 70. O parque foi batizado com o nome de Brigadeiro Eduardo Gomes, herói de guerra e político brasileiro.
Segundo os historiadores existem duas versões para o nome Flamengo. Uma delas remonta a época da invasão holandesa em que os presos eram transferidos de Pernambuco para esta praia, os holandeses eram conhecidos como flamengos  daí a indicação do local como praia do Flamengo. Outra versão se dá ao fato de ser vistos por esta região bandos de aves de cor avermelhada, pernaltas de bico duro conhecida como flamingo ou flamengo. Daí a origem para o nome flamengo.
O parque possui 1.200 m² de área verde a beira mar, com quadras de futebol, vôlei, tênis, basquete, pista de skate, ciclovias, aeromodelismo, restaurante (churrascaria) e quiosques. O projeto paisagístico é de Roberto Burle Max, o parque tem entorno de 11.600 árvores de  190 espécies nativas e exóticas, 4.400 palmeiras de 50 espécies preciosas, entre elas está a talipot que floresce apenas uma vez e morre.
O Aterro é fechado aos domingos e feriado das 07hs. Ás 18hs. Para a prática de lazer. O Parque é utilizado ocasionalmente para eventos de grande público. Em 1989 nas comemorações do bicentenário da revolução francesa foi erguida uma réplica da torre Eiffel, a maior projetada, o nesta ocasião, aterro foi palco de concertos e bailete. Em 1992, foi sede do fórum Global com exposições e debates da ECO-92.
Pesquisa: Ana Paula Corrêa
Fotos: Jorge Félix
Bibliografia:site da Riotur
site do Jornal o Globo
site www.pedagogiaemfoco.pro.br -  História do Rio de Janeiro











Nenhum comentário:

Postar um comentário